fbpx
MENU
F

Fala galera, beleza?

Hoje eu quero desafiar vocês a trabalhar sua composição na fotografia de casamentos e começar ver as coisas de um jeito diferente.

Eu preparei algumas dicas pra você trabalhar a sua composição e seu posicionamento e conseguir contar histórias ainda mais envolventes com suas fotos.

E o máximo de trabalho que você vai ter é levantar ou abaixar sua câmera ou talvez dar um passinho pra trás! Olha que beleza!

Então vem comigo nessa leitura! Tenho certeza que se você ainda não conhece essas técnicas, elas vão te ajudar a criar fotos que contam mais histórias e que chamam mais atenção das pessoas.

 

DICAS SIMPLES QUE VÃO TE AJUDAR ENRIQUECER O CONTEÚDO DAS SUAS FOTOS!

Quando a gente tá num casamento, quase tudo o que acontece ali está acontecendo na frente de alguém. Tem sempre muita gente vendo tudo. A troca de alianças, o beijo, a saída dos noivos, a primeira dança…

E uma das grandes maravilhas da fotografia é poder mostrar não só o que as pessoas não viram, mas também oferecer a oportunidade de as pessoas reviverem momentos de uma forma diferente, sob um ponto de vista novo.

Afinal, tem tanta gente vendo, mas todo mundo tá vendo a mesma coisa. E aí que a gente entra mostrando as coisas de uma forma como a maioria das pessoas não está acostumada a ver.

Quando a gente fotografa as coisas de um ponto de vista comum – ou seja, mostra as coisas da forma como todo mundo tá vendo – nossas fotos perdem muito da capacidade de impactar as pessoas.

Sabe aquele elogio que nós fotógrafos recebemos quando nossas fotos encantam alguém? “Nossa, que olhar você tem!”

Pois é… Se você tem o mesmo olhar da tia da noiva que passou a cerimonia fotografando com o iphone, raramente você vai receber esse elogio.

A nós fotógrafos cabe o tal olhar diferenciado que todo mundo fala.

Vejam essa foto, por exemplo:

 

 

É uma foto bonita, bem feita, mas basicamente o impacto que ela causa nas pessoas é só por ela estar em preto e branco.

Porque tirando isso, esse é o ponto de vista que qualquer adulto enxerga o mundo! Normal, na altura dos olhos…

Eu tô falando pra você nunca mais fazer uma foto assim? Não, de jeito nenhum. Tudo o que eu não quero aqui é te limitar!

Pelo contrário! Eu quero que você experimente todas as possibilidades!

O que eu quero que você entenda é que existem muitas outras opções de ângulos em enquadramentos que podem tornar sua composição mais interessante e fazer com que as pessoas se interessem mais pelas suas fotos.

 

ENTÃO, DE VEZ EM QUANDO DÊ ÀS PESSOAS A CHANCE DE ENXERGAR AQUELE MOMENTO SOB UM PONTO DE VISTA QUE SERIA IMPOSSÍVEL PRA ELAS!

 

Fotografe de cima pra baixo:

dicas para fazer fotos mais bonitas

 

Hoje então com a facilidade de se usar o live view pra fotografar fica muito tranquilo da gente variar nossos ângulos, principalmente pra quem usa mirrorless.

 

Às vezes vale exagerar e fotografar bem de cima mesmo:

 

E esse é muitas vezes um momento que a gente se afoba e sai correndo pra descer a escada na frente da noiva. E fica lá em baixo com um monte de gente que tá vendo a mesma cena ali na frente da escada. Todo mundo de celular na mão, fazendo a mesma foto.

Nesse dia, isso foi em 2013, eu dei a sorte de ficar um pouco pra trás e quando fui descer a escada vi que não ia conseguir passar na frente da noiva.

Então, fazer o que? Voltei e fiquei ali de cima fotografando.

E eu falo que tive sorte não é porque eu consegui uma boa foto. Mas porque nesse dia eu descobri que nem sempre eu precisava estar ali, onde todo mundo está pra contar uma boa história.

E que eu não precisava só mostrar momentos incríveis que ninguém viu, mas momentos que todos viram, mas de uma forma que ninguém poderia ver naquela hora!

 

E muitas vezes uma levantadinha bem sutil já faz uma grande diferença na sua foto:

blog com dicas sobre fotografia de casamentos, dicas para fotógrafos, dicas de fotografia

 

Ou então nessa foto onde eu te faço voltar a enxergar o mundo do ponto de vista de quando você era criança por um momento quando eu fotografo de baixo pra cima:

 

blog com dicas sobre fotografia de casamentos, dicas para fotógrafos, dicas de fotografia

 

Aliás nessa hora aqui eu estava agachado exatamente do lado de uma daminha:

dicas de composicao fotografica, limpar o fundo da sua composição, como fazer fotos mais limpas,

 

Era assim que ela estava vendo esse momento, enquanto todo mundo estava de pé olhando pra eles com o palco e os músicos no fundo. Um monte de pedestal, bateria, caixas de som…

 

E AÍ VEM UMA DICA BÔNUS PRA VOCÊ!

Fotografar de baixo pra cima muitas vezes além de dar um ponto de vista diferente pra sua foto, vai te ajudar a limpar o fundo e conseguir uma composição mais legal.

Olha essa foto da entrada da noiva. Ela foi feita às 5 da tarde e o fundo tava aquela coisa, com o sol entrando pela porta da igreja escura:

 

como fotografar a entrada da noiva na igreja, dicas de fotografia, dicas de composição e iluminação fotografica

 

E aí o que que você faz? Chora? Sai correndo? Não!!!

Liga seu flash, espera eles chegarem mais perto, se abaixa pra esconder a porta atrás da noiva e pronto. Tem uma foto bem mais bonita!

 

como fotografar a entrada da noiva em contra luz

 

E AGORA TEM A DICA MEGA MASTER NINJA:

Eu quero explicar pra vocês porque uma das maiores vantagens de se fotografar abaixado.

Dá uma olhada nessa foto da entrada da noiva aí em cima. Percebe como o momento tá bacana? Ela interagindo com os convidados, o pai dela conectado com as pessoas lá no altar.

Atrás de mim tinha o noivo e os padrinhos vendo a entrada dela…

E aí de repente entra você, provavelmente de preto bem na frente pra fotografar. Nessa hora você quebra todas as conexões que estavam acontecendo ali.

Provavelmente a noiva e o pai estariam preocupados em aparecer bem na foto enquanto lá atrás as pessoas estão se esticando pra tentar enxergar algo, já que você tá na frente.

 

Ou nessa foto:

blog com dicas sobre fotografia de casamentos, dicas para fotógrafos, dicas de fotografia

 

Nessa hora a gente estava muito colado no palco e eu estava a uns 30 cm da noiva e da amiga. Se eu ficasse em pé ali eu iria enfiar a câmera na cara delas e cortar toda a conexão delas com a banda.

Se é um momento que tá acontecendo ali entre duas pessoas, ou mesmo uma roda de pessoas, que estão ali conectadas entre si, é mais fácil você fotografar de frente ou de um ângulo mais alto.

 

Mas quando tem algo atrás de você servindo de “combustível” praquele momento, tente se abaixar pra não cortar essa conexão.

 

blog com dicas sobre fotografia de casamentos, dicas para fotógrafos, dicas de fotografia

 

Aliás, muitas vezes quando você tá nessa situação uma boa saída é tentar fugir do fogo cruzado:

Muitas vezes diante de uma situação dessas, ali na pressão do momento, a gente se esquece que a gente pode simplesmente sair do meio da confusão em vez de ficar feito um louco disparando pros dois lados, todo desorientado.

Geralmente quando tá acontecendo um momento legal e eu tenho que tomar uma decisão entre virar pros noivos ou virar pros convidados eu costumo dar um passo atrás, me posiciono por trás dos noivos e tento mostrar a expressão dos convidados.

Porque eles não precisam necessariamente se ver na foto pra saber como eles estravam felizes nesse momento! Basta que você os lembre da alegria da família e dos amigos. Rever as expressões de cada uma dessas pessoas com certeza vai trazer mais boas lembranças pra eles do que ver uma foto deles sorrindo com o padre ou um palco no fundo.

Uma foto assim acaba contando mais histórias:

 

blog com dicas sobre fotografia de casamentos, dicas para fotógrafos, dicas de fotografia blog com dicas sobre fotografia de casamentos, dicas para fotógrafos, dicas de fotografia

como fotografar a dança do casal na pista de dança do casamento

 

E aí, curtiu as dicas? Compartilha aí com a galera pra dar uma moral!

Abraço e até a próxima!

 

 

 

FECHAR MENU