Minha Palestra No Maior Congresso De Fotografia Da América Latina
Gente, que alegria. Esse ano fui convidado para palestrar no Wedding Brasil, o maior congresso de fotografia de casamentos da América Latina, segundo maior do mundo! Agora vocês imaginem o misto de felicidade e desespero! Já fiz algumas palestras sim, mas confesso que o convite para palestrar num evento desse porte mexeu comigo.
Primeiro por saber que quem está ali é porque tem um trabalho reconhecido entre os maiores fotógrafos de casamento do Brasil e do Mundo. Não é fácil chegar a um dos palcos do Wedding Brasil. Segundo, pela responsabilidade que palestrar em um congresso com mais de 4 mil participantes traz. Falar para um público que mistura profissionais experientes e novatos no mescado, fotógrafos que admiram meu trabalho e fotógrafos que nunca ouviram falr do meu nome é uma tarefa complicada.


Mas lá fui eu. Cabeça erguida e muita vontade de compartilhar algumas coisas que aprendi nesses últimos 6 anos como profissional, mas principalmente nesses últimos 20 anos como fotógrafo amador (amador no sentido de quem ama a fotografia!).
Falei sobre minhas preocupações com a formação dos novos colegas que estão entrando no mercado, mas se esquecendo que a fotografia como qualquer profissão demanda muito tempo de estudo, muito esforço e treinamento. Não basta comprar uma câmera, aprender algumas técnicas e pronto.
Um bom fotógrafo domina a técnica por obrigação, mas o que o torna único é seu olhar, é quando ele fotografa com sua alma. E isso, infelizmente não acontece de um dia p´ro outro. Isso leva tempo, custa experiências que só o tempo pode te prpoporcionar.
Falei também sobre como acredito que meu papel como fotógrafo em um casamento é oferer as pessoas uma fotografia, mais humana, mais calm,a mais pensada em tempos onde a fotografia se tornou descartável.
E principalmente falei sobre como acredito que a fotografia em um casamento não deve ser apenas sobre o casamento como um ritual. Ela é sobre as pessoas, porque elas estão ali e como elas estão felizes em compartilhar esse dia com os noivos.
Acredito que consegui fazer uma boa palestra e colocar uma sementinha na cabeça de cada uma daquelas pessoas que dedicaram um tempinho da sua vida pra me ouvir!

