fbpx
MENU
P

Pra falar de fotometria, ou seja a forma como a gente mede e interpreta a luz ao fotografar, a gente tem que entender que apesar de nossos olhos serem tão poderosos, nossa câmera tem uma vantagem que eles não têm: “filtrar a luz” e te mostrar todas as nuances que aquela luz pode assumir.

Uma boa dica pra você exercitar seus olhos a “filtrarem” a luz como a sua câmera faz:

Sempre que for fotometrar uma cena, principalmente com luzes duras, use o Live View de sua câmera pois ele é capaz de te mostrar a exposição em tempo real. Faça então o seguinte:

Escureça totalmente sua exposição. Deixe tudo preto. Em seguida vá clareando a cena e deixando mais luz entrar no seu sensor gradualmente. (abrindo o diafragma, baixando a velocidade ou aumentando o iso). Assim você vai começar a perceber que o que seus olhos enxergam são apenas uma única possibilidade de se enxergar aquela cena.

Faça isso e rapidamente você vai começar a enxergar a luz que seus olhos não veem!

Agora de manhã eu passei pela sala e vi a Simone e a Clara no sofá. Tinha uma luz bem forte entrando, o sol vinha direto pela janela. A sala estava super clara mas na hora eu enxerguei isso aí.

Peguei o celular e aproveitei essa luz maravilhosa que há alguns anos atrás eu não seria capaz de enxergar se não tivesse treinado meus olhos a enxergar a luz que eles não estavam vendo:

 

 

Gostou da dica? Compartilha aí com os amigos!

Já me segue lá no Instagram? Então me acompanha por lá também que tem conteúdo exclusivo pra você!

 

 

 

FECHAR MENU